domingo, 27 de outubro de 2013

Defesa Civil realiza simulado em Nova Friburgo

Unidade de Proteção Comunitária da Vilage - das 20 instaladas em Nova Friburgo, 10 já estão em funcionamento.

A Defesa Civil de Nova Friburgo, com apoio do Sanatório Naval, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Guarda Municipal e Cruz Vermelha, realizou na manhã deste domingo, 27, o segundo simulado geral de desocupação em áreas de risco. As sirenes foram acionadas em doze bairros e os moradores orientados a seguir para os pontos de apoio. O simulado foi realizado nos bairros da Vilage, Alto de Olaria, Cordoeira, Riograndina, Loteamento Progresso, Chácara do Paraíso, Vale do Paraíso, Campo do Coelho, Prainha, Duas Pedras, Lazareto e Córrego Dantas. Ainda não foi divulgado o número de moradores que participaram da ação. No primeiro simulado ocorrido dia, 20, apenas 85 pessoas, em dez bairros, participaram do evento. No bairro Córrego Dantas moradores reclamavam da falta de obras no local para evitar novas tragédias.
Sirenes do bairro Córrego Dantas foram acionadas às 10 horas

Ponto de apoio do Córrego Dantas deve boa adesão ao simulado

Falha e falta de infraestrutura

No Facebook foi feita uma postagem reclamando da infraestrutura do ponto de apoio do bairro de Duas Pedras. Segundo um homem, foi questionado como seriam tratadas as pessoas com deficiência física, já que o ponto de apoio fica no segundo andar. Um agente da Defesa Civil orientou que os mesmos utilizassem o elevador. Questionado novamente sobre uma possível falta de luz num momento de calamidade o agente respondeu que no caso de uma emergência haveriam várias pessoas para ajudar.
Já o acionamento das sirenes deve que ser realizado manualmente. O sistema de acionamento online falhou e as sirenes precisaram ser acionadas pelos agentes e voluntários das Unidades de Proteção Comunitária (UPC).
No Córrego Dantas ainda é possível ver o rastro da destruição sofrida em janeiro de 2011

Nenhum comentário: